A Comunidade Nova e Eterna Aliança realizou no dia 11 de dezembro uma Missa em Ação de Graças pelos 24 anos de fundação da comunidade. Esta celebração foi presidida por Dom Tadeu Canavarros, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Manaus e pelo Frei Anawin, Fundador da Fraternidade O Caminho.
Diversas comunidades participaram deste dia especial como Igreja Viva que celebra e testemunha este serviço pelos que precisam da Misericórdia. Foi um momento marcante, pois também foi celebrado a renovação dos vínculos com a comunidade dos irmãos dos fundadores, Atevaldo Menezes e Míriam Santos, que foram reconhecidos como leigos consagrados pela Arquidiocese e pela Igreja.
A Leiga Consagrada Míriam da Cruz Santos nos falou sobre a consagração, e sobre o que ela significa para ela e para a comunidade:
A Consagração pra mim é uma entrega ao serviço da Igreja, é um comprometimento com o serviço da Igreja; pra Deus primeiramente, Ele em primeiro lugar, mas pra Igreja como um todo. É você ter uma responsabilidade muito grande de uma consagração. Não é só receber uma Pertença, mas é a sua dedicação pela Obra do Senhor.
…
Eu creio que é uma doação. Eu me doei, é um compromisso que eu fiz, é um juramento que eu fiz ali perante o bispo, para o bispo, mas o comprometimento eu vou ter para a Obra do Senhor, é pra Ele. Uma responsabilidade que é da sua vida.
…
As vezes as pessoas dizem: ‘…ah não…’, mas gente, não tenha medo de abrir o seu coração, de entregar a tua vida pro Senhor. Porque as pessoas pensam: “ah, eu vou entrar na caminhada e vou deixar de fazer isso, deixar de fazer aquilo…”, mas não é isso, é o seu comprometimento com aquilo… a sua dedicação, o seu amor. Por que Ele se deu na cruz por nós, Ele se sacrificou, e nós não podemos nos sacrificar por Ele? Eu creio que o que eu faço, eu faço por amor. Se eu tô por aqui todo dia é por amor a Ele. […] A minha dedicação, nas minhas orações, ao olhar o outro. Como diz a Palavra de Deus: Que eu diminua e que o outro cresça.
A consagração não é um bicho de sete cabeças. […] Eu não me arrependo! Não me arrependo de estar todo dia aqui. […] Eu agradeço muito! Agradeço muito mesmo! Eu amo essa comunidade! Eu amo o que eu faço, de todo o coração. Essas pessoas que vivem na rua, é uma coisa muito gratificante.”
Durante a celebração, Dom Tadeu abençoou as pertenças (símbolo da vida consagrada à Comunidade Nova e Eterna Aliança) e deu a bênção solene de consagração. Logo após, Atevaldo e Míriam leram a oração de consagração, expressando o seu compromisso, e o seu “Sim” a missão.
“Desejo imitar a Vossa Misericórdia, praticando obras de misericórdia espirituais e corporais, particularmente na conversão dos pecadores, e dando auxílio, coragem e consolação, a todos os pobres infelizes ou doentes. Cuida de mim, doravante, como coisa Vossa e Vossa própria glória. Tudo receio da minha fraqueza, mas tudo espero da Vossa Misericórdia. Amém!”
– Oração de Consagração de Vida da Comunidade Nova e Eterna Aliança
Um grupo da Comunidade Filho Amado participou realizando a Entrada da Palavra.
Leave a Comment